Walk&Talk 2019 - 9ª Edição
5 a 20 julho - São Miguel, Açores

Identidade Gráfica: Vivóeusébio


A Anda&Fala é uma organização cultural sem fins lucrativos, responsável pelos projetos Walk&Talk - Festival de Artes, seminário Periférica - Brainstorming Culture and Geographies, RARA - Residência de Artesanato da Região dos Açores e pelo PARES – Programa de Apoio à Atividade Artística nos Açores. Em 2019, no curso dos seus atuais quatro projetos, mas concentrado-se, sobretudo, no momento do Festival em São Miguel, a associação promoveu um total de 91 atividades que contaram com a participação direta de mais de 11 mil pessoas. O ano foi também marcado pela visita da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, ao Festival, sublinhando assim a relevância da missão da Anda&Fala - Associação Cultural, e o contributo do Walk&Talk para a projeção cultural e artística da região dos Açores, bem como o investimento na diversificação e coesão cultural em Portugal.

O Walk&Talk - Festival de Artes, o projeto bandeira da Anda&Fala, completou a sua 9ª edição na ilha de São Miguel entre os dias 5 e 20 de julho de 2019. Foram 16 dias de programação organizados em 5 circuitos artísticos: Circuito Ilha (anteriormente designado Circuito de Arte Pública), Circuito de Exposições, Circuito Performativo, Circuito Residências e Circuito de Conhecimento, que se prolongam a um programa ano-todo, com residências, apresentações e coproduções.

Todos os anos têm sido anos de mudança para a Anda&Fala e 2019 não foi exceção, principalmente por anteceder a comemoração da primeira década de atividade da associação e a 10ª edição do Walk&Talk. Foi um ano rico em reflexões sobre a missão da Associação e a pertinência dos modelos, formatos e espaços que o Walk&Talk tem construído. Enquanto Festival de Artes, o W&T tem procurado estabelecer e garantir um contexto de experimentação na forma como estrutura, organiza e apresenta a sua programação, e esse lugar da experimentação traduz-se em sucessos e insucessos, que permitem incorporar conhecimentos fundamentais ao planeamento das atividades de 2020.

As diferentes áreas de programação do Festival têm sido reorganizadas de forma a ajustar dinâmicas e interações entre projetos, procurando tornar o programa do Festival mais apelativo e relevante para os seus diferentes públicos-alvo. Na edição de 2019 a nomenclatura do programa foi estabilizada em torno de 5 “circuitos artísticos”. Esta organização permitiu clarificar os diferentes momentos e conteúdos que são apresentados no W&T, apoiando a perceção de “circuitos” distintos, mas articulados, e que podem, inclusivamente, intersetar-se.