UMA NOVA CASA PARA O FESTIVAL
Mezzo - Joana Oliveira e Giacomo Mezzadri

Qual a ideia e os objetivos do pavilhão desta edição?
Criar um pavilhão temporário terá sido a decisão mais corajosa e ousada do W&T neste últimos anos, criar a sua casa temporária em pleno espaço público poderá ler-se como um manifesto dos ideais que tem vindo a consolidar-se ao longo dos seus 8 anos de existência. A apropriação e a revitalização do espaço público e a interação com a população serão temas fulcrais com esta estrutura temporária como ponto central de um programa que gravita em seu redor. O facto de funções como o bar e o refeitório onde os artistas e a equipa fazem as suas refeições diariamente, deixem de estar num espaço privado e colocaram-se em praça pública sera uma forma destes se aproximaram à população e vice-versa. O pavilhão que imaginamos para este ano zero parte deste principio - anular barreiras, ser um espaço completamente permeável que oferece um teto e proteção necessários para o acontecimento de variadas funções, mas que se mantem aberto dentro da praça e criando por sua vez uma pequena praça no seu interior.

Como em muitos dos nossos projectos partimos de arquétipos facilmente reconheciveis, que se adaptam às exigências do cliente e a especificações do lugar.
A estrutura de madeira modular partiu da ideia de construção de “casa” e incorporamos a proporção das estufas de ananases micaelenses no desenho de forma a enraizarmos o projecto. Este duplo teto ajudou-nos a manter o espaço interno mais livre estruturalmente e cria um corredor periferico permeável que delimita uma outra praça ou um patio coberto.

Como se integra o pavilhão naquele largo e como se relaciona com o teatro?
O pavilhão sera uma extensão publica e exterior do Teatro onde irão decorrer vários espetáculos e as oficinas de apoio às residências artísticas. A estrutura modular foi pensada de forma a poder variar de dimensão facilmente e sera dividida em 2 partes ja que o palco poderá ser colocado em determinadas posições dependendo do tipo e da dimensão do espetáculo a decorrer, abrindo-se mais ou menos ao largo e ao teatro.

/
Excertos da entrevista com Gabriela Lourenço - Jornal W&T 2018